Roda de Conversas

Minha foto
Araruama, RJ, Brazil
Este projeto visa transformar a escola numa Comunidade de Aprendizagem, incentivando a postura de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores, capazes de refletir sobre suas ações, com vistas a produzir saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas cada vez mais significativas e relevantes no contexto em que atuam.

23 de abril de 2012

3º Encontro da Roda de Conversas - 17/04/2012

AGENDA DO DIA
Objetivo do Encontro: Promover a trocar de experiências entre os participantes e a reflexão da prática pedagógica.


CADERNO DE REGISTRO
A Orientadora Educacional Thaís leu o registro do encontro do dia 03/04.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS À APRENDIZAGEM

  • Leitura pelo Professor:
Shirlei – a professora fez a leitura do livro “Menino Maluquinho” (Ziraldo) e propôs atividades diversas a partir desta leitura.
 
  • Leitura pelo aluno:
 Amanda e Maria José – as estagiárias apresentaram o livro “Gato de Papel” (Regina Coeli Rennó) e os alunos criaram uma história a partir da leitura das ilustrações do livro.

Bruna e Renata Dantas - as estagiárias apresentaram desenhos de dentinhos e os  alunos criaram uma história a partir da leitura dessas imagens.
Ana Paula – a professora apresentou o livro “A revolta dos dedos” (Luís Pimentel) sem contar a história para os alunos. A partir das ilustrações os alunos criaram uma história, que depois foi comparada com a original.
  • Ditado para o professor:
Manuela e Janaína – os alunos participaram da Páscoa Solidária no colégio Araruama e ao retornarem para a escola construíram um texto coletivo contando tudo o que aconteceu. A professora e a estagiária foram as escribas.

Marlen e Monike – as professoras mostraram um painel ilustrado com uma sequência  de fatos e exploraram a criatividades dos alunos a partir da leitura das imagens. Depois os alunos construíram um texto coletivo, onde as professoras foram as escribas.
  • Escrita pelo aluno  
Renata Araujo e Driele – as professoras trabalharam a música da Emília e pediram pra que os alunos fizessem um desenho sobre a música e depois escrevessem o que desenharam (escrita espontânea).


FECHAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!