O Calvin é mesmo muito danado, principalmente quando se junta com seu amigo Haroldo.
Na escola ele deixa sua professora D. Hemengarda em cada "saia justa". Mas pensando bem, nós podemos aprender muito sobre Educação com ele.
Na escola ele deixa sua professora D. Hemengarda em cada "saia justa". Mas pensando bem, nós podemos aprender muito sobre Educação com ele.
Para isso, escolha uma tirinha do Calvim e Haroldo e faça um comentário sobre ela, tentando fazer relação com nosso tema: Letramento. Não esqueça de se identificar e dizer qual o nº da tirinha que você escolheu.
Nº 01
Nº 02
Nº 03
A 3ª tirinha interessante é interessante ,pois é realmente o que acaba acontecendo em sala de aula.
ResponderExcluirDevemos buscar unir o nosso interesse em ensinar sempre estando ligado ao lúdico e lazer da criança, para que á aula fique interessante!
Seu conentário foi bastante pertinente. Uma escola que não busca trabalhar de forma lúdica terá dificuldades em seu processo ensino-aprendizagem.
ExcluirSó preciso que você se identifique da próxima vez.
Abraço,
Juliana Araujo
TIRINHA 1
ResponderExcluirA escola deve contemplar sempre uma aprendizagem significativa. Com certeza, o ser humano aprende de maneira eficaz quando se sente valorizado e estimulado no ambiente em que vive.
A escola é lugar de pessoas felizes!!
Shirlei Mello
Concordo com você. A escola deve propiciar múltiplas vivências aos alunos para que eles possam construir o conhecimento de forma significativa.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
As crianças de hoje em dia estão antenadas a tudo a sua volta e nós como educadores temos que mudar os padrões de conduta em relação aos alunos, despertando o querer de cada um quanto a aprendizagem. Buscar ou tentar deixar de lado os métodos e técnicas tradicionais e acreditar que trabalhar ludicamente, fazer com que as aulas sejam dinâmicas e prazerosas, é eficaz como estratégia do desenvolvimento na sala de aula.
ResponderExcluirNão esquecendo que devemos respeitar o ritmo de cada aluno no processo ensino-aprendizagem.
Você tocou num ponto que merece destaque em nossas discussões sobre uma Educação de Qualidade. É através de atividades lúdicas, dinâmicas e de acordo com a realidade dos alunos que conseguiremos formar alunos planamentes alfabetizados.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
TIRINHA Nº 2 ( ESQUECI DE IDENTIFICAR A TIRINHA)
ResponderExcluirRsrsrs... Está registrado.
ExcluirTIRINHA Nº 1 - Infelizmente, muitas das vezes, a escola está totalmente desvinculada da vida das crianças e o que nos ensinamos não desperta o interesse dos nossos alunos. Se passarmos a aproveitar os conhecimentos que os alunos já trazem de casa e dominam, com certeza, tornaremos as aulas mais significativas e prazerosas para os mesmos. A escola precisa ser um lugar no qual os alunos sintam prazer em estar.
ResponderExcluirBjo grande!
Adriana Vidal
Assim como você, acredito que muitos problemas que encontramos em relação à dificuldade de aprendizagem está diretamente relacionado ao fato do processo educativo estar desvinculado da realidade e do foco de interesse dos nossos alunos.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
Tirinha nº 3 - O professor deverá considerar o conhecimento que o aluno traz para sala de aula, buscando fazer um link com os conteúdos que irá trabalhar, dando sentido a função social que será aplicada na realidade. Exemplo disso: Por que não aproveitar o conhecimento que o aluno (personagem Calvin) traz sobre Super-herói e discutir a partir daí, fazendo ligação ao conteúdo: Qual o "Papel" que o Presidente representa para nós? Será que "Ele" pode ser considerado também como Super-herói? Qual seus poderes em relação ao Papel que desempenha?
ResponderExcluirAssim, o professor estará transformando as informações que o aluno traz em conhecimento, tornando a Escola mais atrativa e prazerosa, seduzindo os alunos a partir de seu interesses.
Adorei seu comentário! Você tocou em pontos muito importantes. Trabalhar os conteúdos num contexto real, a partir de sua função social, é essencial para uma aprendizagem significativa. Partir do conhecimento prévio do aluno não significa permanecer nele, mas ampliar esse conhecimento através de novas experiências e relação com outros conhecimentos.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
As três tirinhas são muito interessantes. Porém, a tirinha nº 1 me chamou mais atenção.
ResponderExcluirOs alunos estão se desinteressando do conteúdo que a escola proporciona. Por isso, a escola precisa explorar os conhecimentos trazidos por eles, pois, sua vivência é muito rica.
Valorizo esse método, pois sempre podemos incluir no processo de ensino aprendizagem e, enriquecer a nossa prática de ensino.
O aluno também se sente motivado e envaidecido por poder contribuir com a professora, com os colegas e a aula que ele ajudou a fazer parte.
Bjs
Silvia Figueiredo
Muito pertinente seu comentário. Quando o professor percebe que os conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula precisam estar conectados à realidade do alunos, suas aulas passam a despertar mais interesse em sua turma.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
A primeira tirinha retrata perfeitamente a realidade da escola que temos. O aluno não tem nenhum interesse pelo é ensinado na escola e assim, sem interesse e sem estímulos ele não aprende e nada é feito. Os resultados apenas definem que há muitos alunos que não possuem conhecimento e que não sabem nada. Alunos esses que adoram ler para descobrir coisas e que além de alfabetizados, são letrados, pois compreendem a função social da escrita. Ou seja, eles sabem muito, nós é que não sabemos aproveitar o conhecimento que eles trazem. Então, nós temos que escolher. Vamos manter a escola que temos ou vamos lutar pela escola que queremos? É preciso saber aproveitar os conhecimentos e os interesses dos alunos para que possamos transformar a realidade.
ResponderExcluirBeijos
Yvee Nirello
Muito interessante sua reflexão.Quando a escola acha que os alunos não sabem nada, na verdade é ela que está demonstrando ter
Excluiruma falha em seu processo avaliativo. Os alunos chegam na escola com uma rica leitura de mundo, que precisa ser respeitada, valorizada e utilizada pelo professor em sala de aula.
Só assim os alunos terão interesse pelo currículo da escola.
Abraço,
Juliana Araujo
EM SALA DE AULA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DEVE ENCANTAR A CRIANÇA, LEVANDO O CONHECIMENTO PROPOSTO PELOS CURRÍCULOS E AO MESMO TEMPO SENDO UMA PRÁTICA LÚDICA ONDE SEJA PRAZEROSA PARA AMBOS.
ResponderExcluirTIRINHA Nº 1
Janaína Gonçalves Ferreira
É muito comum falarmos que é as crianaças aprendem melhor através do lúdico. Mas é importante ressaltar que também é muito mais prazeroso para o professor ensinar de forma lúdica.
ExcluirAfinal, a escola é lugar de alegrias!
Abraço,
Juliana Araujo
NA ESCOLA A CRIANÇA SE SENTE PRESA EM CONTEÚDOS, PRÁTICAS, OBRIGAÇÕES, FALTANDO UM POUCO DO LÚDICO. DEVEMOS LEVAR PARA A SALA DE AULA UM MUNDO ENCANTADO DE CORES DIFERENTES E ATIVIDADES DIVERSIFICADAS QUE ESTEJA DENTRO DOS PARÂMETROS CURRICULARES , ENCANTANDO O DISCENTE.
ResponderExcluirTIRINHA Nº1
Manuela Rodrigues dos Santos
Realmente, a escola costuma tornar o processo de aprendizagem artificial. Quando o professor percebe que aprender é natural da criança, ele consegue mediar esse processo de forma muito mais contextualizada e prazerosa.
ExcluirO processo de encantamento é esencial para despertar o interesse pela escola.
Abraço,
Juliana Araujo
Tirinha 1
ResponderExcluirMuitas das vezes o que a escola trabalha está longe do interesse dos alunos.
Portanto esta impondo uma barreira imensa na aprendizagem,porque está indo na contra mão daquilo que realmente o aluno precisa para aprender.
Driele
Realmente. Mas como mudar essa realidade? Trabalhar a leitura e escrita criando situações reais de aprendizagem pode ser uma estratégias.
ExcluirAbraço,
Juliana Araujo
Tirinha 1
ResponderExcluirO educadores devem considerar o interesse do aluno como fator essencial para planejar suas aulas.
Sendo assim o processo de aprendizagem será eficaz.
Devemos estar sempre sensíveis a rever nossas práticas e se necessário mudar e inovar sempre.
Não podemos ficar presos a educação tradicional onde o aluno era um mero receptor de conhecimento e não agente principal do processo de ensino aprendizagem.
TIRINHA 1
ResponderExcluirDar sentido ao que é ensinado na escola( conteúdos ), é essencial. É muito importante valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo-os se sentir parte integrante, efetivamente, do processo de aprendiagem.
Monike Rodrigues.